Keppe motor aplicado na área educacional – Curso Técnico de Mecatrônica da POLIMIG/MG

robotica-destacada-02

Prof. Msc. Euripes Balsanufo Alves
CREA/ MG 83655/D MEC. 045.687/08-12

Com o objetivo de viabilizar a Formação, motivar a Pesquisa e a Extensão em consonância com o desenvolvimento científico e tecnológico, a POLIMIG, Escola Politécnica de Minas Gerais agregou no plano curricular dos cursos técnicos a disciplina Atividades Programadas, que proporciona aos alunos a conhecerem as inovações tecnológicas básicas inerentes a área industrial, que vêm surgindo atualmente.  Na POLIMIG há cerca de 1800 alunos sendo que 320 são matriculados no curso técnico de Mecatrônica e o mercado industrial da região metropolitana de Belo Horizonte absorve a cada semestre aproximadamente, 60 destes alunos.

Alunos da POLIMIG. Sideny Júnior, Paulo Zanoni, Cid Benevides, prof. Euripes Alves junto a Cesar Soos e Roberto Frascari, no stand do Keppe motor na FIMAI – SP , dezembro /2011

Arquivo: Prof. Euripes Alves

Slide content

Prof. Euripes Alves, ministrando aula expositiva de Atividade Programada para alunos do curso técnico de mecatrônica da POLIMIG- Março/2010.

Arquivo: Prof. Euripes Alves

Alunos do curso técnico de mecatrônica da POLIMIG, Vicente de Paula, Marcos Soares, Judar de Souza e Marco Aurélio Araújo, durante experiências com o kit protótipo do keppe motor, na aula de Atividade Programada. Setembro/ 2010

Prof. Euripes Alves, ministrando aula expositiva de Atividade Programada para alunos do curso técnico de mecatrônica da POLIMIG- Março/2010.

Arquivo: Prof. Euripes Alves

Prof. Euripes Alves, ministrando aula expositiva de Atividade Programada para alunos do curso técnico de mecatrônica da POLIMIG- Março/2010.

Alunos do curso de mecatrônica da POLIMIG, Hamilton Alves, Prof. Euripes Alves, Sidney Junior e Paulo Zanoni, durante a <strong>Feira de Tecnologia</strong> , novembro 2011, expondo projeto de adaptação da Betoneira portátil acionada com Keppe motor e painel solar.

Arquivo: Prof. Euripes Alves

Alunos do curso de mecatrônica da POLIMIG, Hamilton Alves, Prof. Euripes Alves, Sidney Junior e Paulo Zanoni, durante a Feira de Tecnologia , novembro 2011, expondo projeto de adaptação da Betoneira portátil acionada com Keppe motor e painel solar..

Image alt

Arquivo: Prof. Euripes Alves

Prof. Euripes Alves e Marcos Soares , aluno do curso de mecatrônica, durante a realização de experiências com o Kit protótipo do Keppe motor, na aula de Atividade Programada. setembro/2010.

Image alt

Arquivo: Prof. Euripes Alves

Prof. Rogério Dumbá e estagiários de Mecatrônica: Willian Soares e Claúdio Barbosa, durante a Feira de Tecnologia da POLIMIG, Novembro/2010 no stand do Keppe motor

Considerando este cenário, a POLIMIG, através do Prof. Msc. Euripes Alves procurou informações concretas sobre o Keppe motor , junto a Associação Stop, em dezembro de 2009.

Após conhecer a fundamentação teórica e as demonstrações práticas do Keppe motor, através da equipe técnica da Associação STOP, principalmente do eng. César Soós  e do técnico Roberto Frascari, e diante das evidências referenciadas por vários outros especialistas, o professor Euripes Alves, visionou a importância da disseminação desta tecnologia para a área educacional e sugeriu a introdução do estudo do Keppe motor e dos princípios da Nova Física, nas aulas de Atividades Programadas do curso técnico de mecatrônica.

A partir de Fevereiro de 2010 a ementa da disciplina foi reestruturada, para inclusão deste conteúdo.

Na carga horária de 40 h semestrais, com aulas aos sábados os alunos de Mecatrônica recebem aulas expositivas do Prof. Euripes sobre a Nova Física, do Dr. Norberto Keppe,  que fundamenta o Keppe motor e praticam 08 experiências técnicas, utilizando o KIT protótipo desenvolvido pela STOP, para facilitar a aprendizagem.

 Para concluir o aprendizado os alunos são divididos em equipes para desenvolver um projeto teórico e prático, com aplicação do Keppe motor, para uma apresentação pública durante a Feira de Tecnologia realizada semestralmente na POLIMIG, com visitação de alunos de outras escolas da região.

Como exemplo do produto deste estudo, os alunos de mecatrônica já promoveram apresentações demonstrativas do Keppe motor em 03 edições da Feira de Tecnologia da POLIMIG e também desenvolveram uma betoneira portátil acionada por um Keppe motor de 20 watts acoplado a um painel solar fotovoltaico, para apreciação e conhecimento de outros alunos e professores dos demais cursos técnicos.

 Está sendo muito gratificante para a coordenação do curso de Mecatrônica observar a motivação e o interesse dos alunos com a tecnologia do Keppe motor , pois tem evidenciado aos jovens alunos as várias possibilidades de aplicação do Keppe motor e principalmente colaboração direta com a sustentabilidade e a preservação ambiental, que é inerente ao Keppe motor.

A coordenação técnica da POLIMIG está certa de que a disseminação do Keppe motor junto aos alunos do curso técnico, potencializa a divulgação e a implementação de futuros projetos com utilização do Keppe motor nas empresas industriais que eles estarão atuando.

Related posts

KEPPE MOTOR na FIMAI 2014

Keppe Motor participou da última edição da FIMAI com grandes novidades para residências, comércio...

Leave a Comment

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.




Top