Keppe Motor: Tecnologia para um Novo Mundo

TCC

ABORDAGEM TEÓRICA, COMPARATIVA E ESTUDO DO MOTOR KEPPE

AUTOR: RONALDO LUIS FERNANDES

ORIENTADOR: Me Remei Haura Junior
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Vale do Iguaçu – Graduação em Engenharia Elétrica
ANO: 2020

RESUMO: De fato, o motor elétrico foi uma das mais importantes invenções na história da humanidade e é natural o desenvolvimento e aperfeiçoamento de tecnologias. Assim sendo, surge um novo conceito de motor desenvolvido por Cesar Soós com base nas teorias de Norberto da Rocha Keppe, o Keppe motor. A presente pesquisa
tem como objetivo abordar teoricamente o conceito de Norberto da Rocha Keppe e comparar os motores Keppe motor e o motor de indução monofásico

  • Continuação do resumo
    para analisar suas eficiências retirando dados de seu funcionamento e ressaltando as ideias apresentadas por Norberto Keppe. Os resultados obtidos pelo alicate amperímetro e pelo osciloscópio em que foi possível a análise de dados pelos gráficos retirados do osciloscópio deixou claro a eficiência do Keppe motor em comparação ao motor de indução monofásico retirado de um ventilador de 45 w, cujo a potência utilizada para o funcionamento de ambos com a mesma carga, a hélice do ventilador, apresentou um baixo consumo de energia do Keppe motor em relação ao motor de indução monofásico. O estudo adota os moldes da pesquisa teórico bibliográfica de cunho qualitativo, exploratória e com pesquisa de campo. A área de abrangência é a da tecnologia, com autores da bibliografia especializada com destaque para: Keppe (1996), WEG (2018), Faraday (1831) e Martins (2008)

Leia na íntegra

Keppe Motor Aliado A Redução De Custos Energéticos Da Indústria

AUTOR: MATEUS OTOKOVIESKI TREVISAN
ORIENTADOR: Me. Higor Barbosa Santos
INSTITUIÇÃO: Centro Universitário Vale do Iguaçu – Graduação em Engenharia Elétrica
ANO: 2020

RESUMO: Com a constante e crescente demanda por energia elétrica em nossa sociedade, com as indústrias sendo um dos principais agentes consumidores, está se criando uma enorme escassez de recursos em nosso planeta, recursos estes necessários para a geração de energia elétrica. Devido ao fato das indústrias serem responsáveis por quase 40% do consumo mundial de energia, é necessário a busca contínua de novas tecnologias para aumentar a eficiência energética e eliminar gastos. O Keppe Motor é justamente uma dessa tecnologias que visa aumentar a eficiência das máquinas e reduzir custos com energia elétrica.

  • Continuação do resumo
    Entretanto, como esse motor não é tão conhecido e difundido, causa certa dúvida na viabilidade de implantação dentro das fábricas. O atual trabalho tem como objetivo fazer experimentos com o Keppe Motor e analisar se é vantajosa a substituição dos conhecidos motores trifásicos de indução por este modelo de motor ressonante. Caso seja viável e realmente exista essa eficiência energética que o fabricante divulga, as indústrias poderão economizar uma grande porcentagem da conta de energia. Para obter corretas informações sobre o Keppe Motor, é realizado ensaios em laboratório, com ambiente controlado e instrumentos de precisão, a fim de descobrir informações de consumo, torque, velocidade e aquecimento. Devido ao caráter de avaliação e comparação, é feita uma pesquisa quantitativa para auxiliar a obtenção dos valores técnicos, com diversas amostras e utilizando ferramentas de estatísticas para ajudar na precisão dos dados. Entre os resultados obtidos que mais são evidentes, é a enorme diferença de consumo entre um Keppe Motor e um WEG, chega a ser quase 4x mais econômico. Contudo, por conta da falta de robustez do motor e alguns outros problemas, não é recomendado, pelo menos por enquanto, a sua implantação dentro das fábricas, porque em um ambiente industrial existem diversos fatores que causam o desgaste e falhas nos equipamentos.

Leia na íntegra

Keppe Motor: A Evolução dos Motores Elétricos, com Consciência Voltada a Preservação do Meio Ambiente de Forma Sustentável

AUTOR: LEONARDO MODESTO DA SILVA
ORIENTADOR: Prof(ª). Elisabete Gama Martins de Castro; Eduardo Grilo
INSTITUIÇÃO: Anhanguera Educacional – Graduação em Engenharia de Controle e Automação
ANO: 2019

RESUMO: O Keppe motor é um motor de alta eficiência que utiliza o princípio de ressonância eletromagnética desenvolvido em 2008 pelos cientistas Cesar Soós e Alexandre Frascari. o keppe motor foi desenvolvido segundo princípios da pesquisa do cientista brasileiro Noberto da Rocha Keppe sobre a nova física da metafisica desinvertida, escrita em 1996, na França. O keppe motor se comporta como motor e gerador simultaneamente, utilizando o conceito de energia pulsada, chegando a economizar entre 70 e 90% de consumo energético em relação a motores convencionais

  • Continuação do resumo
    é um motor que foi projetado com a consciência voltada para a preservação do meio ambiente de forma sustentável e inteligente, O Keppe motor é um motor elétrico que transforma energia elétrica em energia mecânica e energia mecânica em energia elétrica. O motor funciona por ressonância magnética pois afirma ainda seu aspecto motor e gerador traz melhor eficiência do sistema, O circuito do Keppe motor contem três partes: estator (plástico ou material não ferroso ou condutivo), rotor de imãs com polos opostos (nesta configuração), bobinas de cobre para criação de polos magnéticos, desta forma o imã é forçado a girar pela tensão da rede aplicada na bobina, um sensor óptico composto por um LED em um foto transmissor conduz uma tensão para a base do transmissor principal que aciona por sua vez a bobina, e quando o sensor está aberto o transistor corta a tensão das bobinas realizando este processo continuamente, desta forma o keppe motor trabalha com as bobinas frias ou seja, indica sua alta eficiência, Entretanto a ressonância e obtida quando se altera a fonte de alimentação deixando que o mesmo faça a interrupção elétrica, sem que aja interferência externa em seu funcionamento, por isso sua alimentação necessária é a corrente continua pulsada, que permite que o sistema entre em ressonância, neste momento a corrente elétrica desce ao mínimo para a execução do trabalho, sendo inferior ao exigido por motores convencionais para executar a mesma tarefa.

Leia na íntegra

Estudo de Eficiência Energética entre Ventiladores Keppe Motor® e de Indução

AUTOR: ROBS WILLIAN BARBOSA MOREIRA
ORIENTADOR: Prof. Dirlei dos Anjos Santos
INSTITUIÇÃO: FACULDADE INDEPENDENTE DO NORDESTE – FAINOR – ENGENHARIA ELÉTRICA
ANO: 2017

RESUMO: Realizar análise econômicas no tocante do consumo de energia entre os motores Keppe-Motor® Universe Turbo e os motores de indução da marca VentiDelta modelo Cristal, quando aplicados a ventiladores. Assim o estudo tratou-se de forma experimental com abordagem quantitativa sendo realizado entre os meses de novembro a dezembro de 2017, em um ambiente disponibilizado pelo Instituto do Notebook & Cia no município de Vitória da Conquista – BA.

  • Continuação do resumo
    Para a coleta das informações foi feito uso de um analisador de energia, onde obteve os resultados de consumo (kw/h), corrente (I), fator de potência (FP) e potência (ativa; reativa e aparente”) um tacômetro digital óptico com mira laser, um anemômetro digital portátil, e um termômetro digital infravermelho com mira laser.

    A análise foi feita através de estatística descritiva e porcentagem, com a análise de quadros. Através das frequências absolutas das variáveis de velocidade do ar, temperatura, consumo, tensão, corrente e rotação o que mostrou um resultado satisfatório e econômico no consumo de energia para o ventilador Keppe-Motor® apresentando uma redução de consumo na ordem de 10 vezes e mantendo a mesma produção em relação à linha da VentiDelta com motor de indução modelo cristal.

    Ser mais econômico, não quer dizer alto eficiente, para tanto tem de proporcionar o mesmo conforto adquirido através dos ventiladores tradicionais. Condições que os motores da família Keppe demonstraram quando aplicados a ventiladores.
    Palavras-chave: Eficiência Energética. Keppe Motor. Ventilador.

Leia na íntegra

KEPPE MOTOR: Uma inovação tecnológica para a indústria.

AUTOR: José Maria da Silva
ORIENTADOR: Prof. Euripes Balsanufo Alves
INSTITUIÇÃO: POLIMIG – Escola Politécnica de Minas Gerais
ANO: 2013

RESUMO: Nos últimos anos, mudou-se o foco de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento. A Era do Conhecimento, surge neste ambiente de mudanças como uma economia baseada não mais em recursos naturais e físicos, como na Era Industrial, mas baseada em recursos como o conhecimento e a comunicação.

Leia na íntegra

 

 

 

 

 

Top